Cases de sucesso
“A Conteúdo tem sido uma parceira estratégica para o posicionamento dos programas de patrocínio da Natura. E nos ajudou a construir uma alta visibilidade para o Natura Musical, nossa principal plataforma de investimento.”
Fernanda Paiva - Gerente de Marketing Institucional
Natura Musical 10 anos: uma história de amor com a música brasileira
O Natura Musical, programa da Natura de valorização da música brasileira, ocupa um papel singular no cenário do patrocínio cultural no Brasil. Até o final de 2016, a iniciativa contabilizava o apoio a mais de 1350 produtos culturais (mais de 1200 shows, 132 CDs, 26 DVDs, 21 livros e 5 filmes) chegando diretamente a 1,3 milhão de pessoas, com mais de 1,3 milhões de seguidores no ambiente digital.
Para consolidar sua visibilidade, em 2012 a Conteúdo assumiu as relações com a imprensa do programa. Desde então, a agência vem atuando para fortalecer sua reputação, trabalho que culminou com a celebração dos 10 anos do Natura Musical e a conquista do Prêmio Aberje 2016, na Categoria Comunicação de Programas e Iniciativas na área da Cultura.
No campo das relações com a mídia, os 10 anos foram celebrados com uma vigorosa campanha de relações com imprensa e influenciadores digitais. Todas as etapas do processo (Anúncio de Edital para selecionar novos patrocinados, Campanha de Voto Popular, Lançamento dos Produtos, Anúncio dos Selecionados, shows, turnês, stremings, Festival Natura Musical, audições de singles inéditos), além das pautas institucionais foram convertidas em ações de divulgação e relacionamento.
Os principais veículos do país foram envolvidos num intenso programa de relações públicas que contemplou o envio de todos os CDs lançados, convites para assistir aos principais shows de lançamento e turnês, acesso aos bastidores das produções e aos artistas e o agendamento de encontros individuais dos porta-vozes da marca com os principais setoristas de música do mercado editorial brasileiro. Para os principais veículos de circulação nacional (Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, Valor, entre outros) criou-se um fluxo de pautas exclusivas sobre os projetos e inicativas do programa, o que permitiu posicionar a marca como protagonista dos projetos.
Nesta estruturada arquitetura de comunicação, o Natura Musical rompeu uma barreira clássica do jornalismo cultural de não citar o patrocinador no ambiente editorial e passou a figurar no lead das matérias, no corpo dos textos cercada por tom elogioso, ganhando status de selo de qualidade e de parceiro dos artistas, ocupando papel relevante no noticiário.
Todo o processo veio cercado de toques de inovação. Para ampliar o impacto das mensagens foram produzidos press kits digitais para anunciar a abertura dos editais de 2016 e o anúncio dos selecionados, reunindo em plataformas de hot site todas as informações sobre o programa, em um layout amigável, interativo, com textos, infografias, imagens, vídeos e outras ferramentas de conteúdo que permitiram aos jornalistas e influenciadores aprofundarem a experiência sobre o programa e levar estes conteúdos de forma vitaminada para o público.
Em 2015, ano da celebração dos 10 anos de Natura Musical, a plataforma conquistou 1794 inserções na mídia brasileira. Foram 391 inserções em veículos impressos, incluindo os maiores jornais do País e os principais jornais regionais brasileiros, 25 inserções em revistas como Rolling Stone, Brasileiros, Carta Capital, Claudia, Época, Playboy, Trip, Veja Rio, GOL e Azul, 1344 inserções em veículos online, 32 em rádio e 2 em televisão. Os blogs e canais alternativos foram impactados com 116 inserções ao longo do ano.
Também editamos em colaboração com a equipe da revista Rolling Stone uma edição especial dedicada aos 10 anos do programa com tiragem de 37 mil exemplares e 120 mil leitores, público estratégico para a consolidação da marca. Veja mais detalhes desta história de sucesso no Case que produzimos para o Prêmio Aberje. Comunicação de alto impacto é com a gente!
Hotsite Natura Musical 2016
Avenida Ibirapuera, 2033 cj. 124 12º andar | Moema - São Paulo
conteudo@conteudonet.com | +55 11 5056.9800
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conteudo@conteudonet.com | +55 11 5056.9800
Cases de sucesso
Natura Musical 10 anos:
uma história de amor com a música brasileira
O Natura Musical, programa da Natura de valorização da música brasileira, ocupa um papel singular no cenário do patrocínio cultural no Brasil. Até o final de 2016, a iniciativa contabilizava o apoio a mais de 1350 produtos culturais (mais de 1200 shows, 132 CDs, 26 DVDs, 21 livros e 5 filmes) chegando diretamente a 1,3 milhão de pessoas, com mais de 1,3 milhões de seguidores no ambiente digital.
Para consolidar sua visibilidade, em 2012 a Conteúdo assumiu as relações com a imprensa do programa. Desde então, a agência vem atuando para fortalecer sua reputação, trabalho que culminou com a celebração dos 10 anos do Natura Musical e a conquista do Prêmio Aberje 2016, na Categoria Comunicação de Programas e Iniciativas na área da Cultura.
No campo das relações com a mídia, os 10 anos foram celebrados com uma vigorosa campanha de relações com imprensa e influenciadores digitais. Todas as etapas do processo (Anúncio de Edital para selecionar novos patrocinados, Campanha de Voto Popular, Lançamento dos Produtos, Anúncio dos Selecionados, shows, turnês, stremings, Festival Natura Musical, audições de singles inéditos), além das pautas institucionais foram convertidas em ações de divulgação e relacionamento.
Os principais veículos do país foram envolvidos num intenso programa de relações públicas que contemplou o envio de todos os CDs lançados, convites para assistir aos principais shows de lançamento e turnês, acesso aos bastidores das produções e aos artistas e o agendamento de encontros individuais dos porta-vozes da marca com os principais setoristas de música do mercado editorial brasileiro. Para os principais veículos de circulação nacional (Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, O Globo, Valor, entre outros) criou-se um fluxo de pautas exclusivas sobre os projetos e inicativas do programa, o que permitiu posicionar a marca como protagonista dos projetos.
Nesta estruturada arquitetura de comunicação, o Natura Musical rompeu uma barreira clássica do jornalismo cultural de não citar o patrocinador no ambiente editorial e passou a figurar no lead das matérias, no corpo dos textos cercada por tom elogioso, ganhando status de selo de qualidade e de parceiro dos artistas, ocupando papel relevante no noticiário.
Todo o processo veio cercado de toques de inovação. Para ampliar o impacto das mensagens foram produzidos press kits digitais para anunciar a abertura dos editais de 2016 e o anúncio dos selecionados, reunindo em plataformas de hot site todas as informações sobre o programa, em um layout amigável, interativo, com textos, infografias, imagens, vídeos e outras ferramentas de conteúdo que permitiram aos jornalistas e influenciadores aprofundarem a experiência sobre o programa e levar estes conteúdos de forma vitaminada para o público.
Em 2015, ano da celebração dos 10 anos de Natura Musical, a plataforma conquistou 1794 inserções na mídia brasileira. Foram 391 inserções em veículos impressos, incluindo os maiores jornais do País e os principais jornais regionais brasileiros, 25 inserções em revistas como Rolling Stone, Brasileiros, Carta Capital, Claudia, Época, Playboy, Trip, Veja Rio, GOL e Azul, 1344 inserções em veículos online, 32 em rádio e 2 em televisão. Os blogs e canais alternativos foram impactados com 116 inserções ao longo do ano.
Também editamos em colaboração com a equipe da revista Rolling Stone uma edição especial dedicada aos 10 anos do programa com tiragem de 37 mil exemplares e 120 mil leitores, público estratégico para a consolidação da marca. Veja mais detalhes desta história de sucesso no Case que produzimos para o Prêmio Aberje. Comunicação de alto impacto é com a gente!
“A Conteúdo tem sido uma parceira estratégica para o posicionamento dos programas de patrocínio da Natura. E nos ajudou a construir uma alta visibilidade para o Natura Musical, nossa principal plataforma de investimento.”
Fernanda Paiva - Gerente de Marketing Institucional
Avenida Ibirapuera, 2033 cj. 124 12º andar | Moema - São Paulo
conteudo@conteudonet.com | +55 11 5056.9800